Notícias


Revista do Dia C é lançada em MT

Relatos das ações das 27 cooperativas que participaram do evento em 2013
   02/04/2014
Fonte: Sistema OCB    

O Dia C 2013, Dia de Cooperar em Mato Grosso foi de grandes resultados e transformações. As ações do programa coordenadas pelo Sistema OCB-MT reuniu 27 cooperativas, 34 pontos de atendimento, 35 municípios, 12.549 beneficiados e 1.844 voluntários. Para registrar as ações e resultados foi impressa uma revista contando um pouco do trabalho desenvolvido por cada cooperativa participante. São 32 páginas que transcrevem atitudes que transformaram e emocionaram.  

“Voluntariado é essa mobilização. É desprendimento total, algo que se doa sem receber nada em troca. Voluntariado é altruísmo”, destacou o presidente do Sistema OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ainda ressaltou que o Interesse pela Comunidade é um dos princípios do cooperativismo e o Brasil Cooperativo despertou oficialmente para sua função nas comunidades em que esta inserido, “onde além do desenvolvimento econômico, fortalece o compromisso das cooperativas com a qualidade de vida e atenção ao próximo”.

A entrega do primeiro exemplar da revista foi feita pela analista de formação do Sistema OCB-MT, Ana Paula da Silva Gonçalves, ao presidente e superintendente do Sistema OCB-MT, Adair Mazzotti. Para Mazzotti “o principal efeito do Dia C é ter despertado a equipe do Sistema OCB-MT para o voluntariado e para o envolvimento com a comunidade. Deixamos de ter ações isoladas para criarmos um movimento de todos em prol do voluntariado”.

A coordenadora de educação, promoção social do Sistema OCB-MT, Lúcia Laura Teixeira, disse que “as cooperativas já realizam muito em suas comunidades e esse momento é o momento pra gente compartilhar com toda a sociedade essas ações e dividir com as pessoas”. Os preparativos para as ações do Dia “C” 2014 já estão sendo planejadas e a expectativa é muito grande.

A revista será envia a todas as cooperativas de Mato Grosso para que conheçam as ações das 27 que foram voluntárias no programa Dia “C”:  C.Vale (Nova Ubiratã, Santa Carmem, Vera), Coabra, Coacen, Cooaleste, Coalve, Coodetec,  Cooperar, Coperbio,  Coopercamp, Coopercerrado,  Coopernova, Coopersino, Coopnoroeste,  Cotenpasa, Primacredi, Sicoob Multiplo, Sicredi Celeiro MT, Sicredi Noroeste MT, Sicredi Sul MT, Sicredi Norte MT, Sicredi Vale do Cerrado MT, Unicotton, Unicred, Unimed Cuiabá. Uniodonto.

Participaram também no dia do evento no Parque Mãe Bonifácia o Sistema OCB-MT, a Sicredi Ouro verde MT, a Central Sicredi MT, PA e RO e o Sicoob Central MT/MS além de parceiros como a SEMA-MT e a UNIVAG.

 

Fonte: Sistema OCB-MT