Notícias


Programa A União Faz a Vida estimula o aprendizado e a cidadania

Anualmente, cinco mil projetos são desenvolvidos nas escolas
   28/04/2014
   

No dia 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data é uma oportunidade para destacar os esforços pela educação como o Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Com base nos princípios de cooperação e cidadania, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. Anualmente, cinco mil projetos são desenvolvidos nas escolas, tendo os alunos como protagonistas e o apoio de educadores, pais e da comunidade.

 

O Programa A União Faz a Vida foi desenvolvido pelo Sicredi para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas após uma fase de dificuldades no segmento, na década de 80. A proposta do programa de educação cooperativa para crianças e jovens foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Atualmente, o Programa conta com 14.619 educadores, 1.018 escolas, atende a 175.814 mil crianças e adolescentes no Brasil em mais de 165 municípios (RS, SC, PR, SP, MT, MS e GO), e contabiliza 64 cooperativas que participam desta iniciativa.

 

Com metodologia própria, o Programa A União Faz a Vida é desenvolvido por meio de expedições investigativas, que são o ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados por alunos e professores. Os estudantes percorrem a comunidade para ver, observar, experimentar, perguntas e re-conhecer o ambiente a sua volta.

 

Na sequência, é definido o objeto sobre o qual se quer conhecer mais. As curiosidades de cada projeto são respondidas pelo currículo escolar, de acordo com cada disciplina e pela comunidade de aprendizagem (pessoas que compartilham seus conhecimentos e experiências com os alunos, como nutricionistas, donas de casa, comerciantes, etc). A partir disso, começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

 

O Sicredi também disponibiliza formação continuada aos educadores, que é realizada por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta de transformação social está alicerçada em uma Rede de Compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores. A abelha é símbolo do Programa A União Faz a Vida.

Para participar do Programa A União Faz a Vida, as prefeituras, por meio das Secretarias de Educação, devem entrar em contato com a cooperativa Sicredi da sua cidade. A iniciativa também está nas redes sociais com página no Facebook (www.facebook.com/auniaofazavida).

 

Na última edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizada em 2012, o Programa A União Faz a Vida recebeu o Prêmio Concred Verde como o melhor projeto na categoria Responsabilidade Social. A distinção é concedida pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) para reconhecer e estimular as ações promovidas pela responsabilidade socioambiental.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.261 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. 

 

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.