Notícias


Cooperativismo de Crédito amplia sua participação no mercado

Em 2014 o Sistema Financeiro cresceu 2,6% em volume de depósitos e as cooperativas de Crédito 20,5%
   02/12/2014
Fonte: Por Assessoria OCB    

O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), formado por cerca de 1.100 cooperativas de crédito singulares, suas centrais, confederações e por dois bancos cooperativos, voltou a apresentar crescimento significativo no terceiro trimestre de 2014, atingindo participação de mercado de 5% nos depósitos totais e também no volume de patrimônio líquido.

Esses números colocam as cooperativas de crédito no mesmo patamar de capitalização da Caixa Econômica Federal, por exemplo, com R$ 26 bilhões de PL. Os dados foram divulgados pelo Banco Central do Brasil, em documento que lista os 50 maiores bancos, consolidando o Sistema Financeiro Nacional, e que refere-se ao período compreendido entre junho/14 e setembro/14.

No ano de 2014, enquanto o SFN (Sistema Financeiro Nacional) cresceu 2,6% em volume de depósitos, as cooperativas financeiras cresceram 20,5%, seguida de longe pela Caixa Econômica Federal, que cresceu 11,6% no ano, e pelas demais instituições financeiras. Com relação às operações de crédito, o SFN cresceu 7,9% em 2014 e as instituições integrantes do cooperativismo financeiro cresceram 12,9%, atrás apenas da Caixa Econômica Federal que cresceu 17,1% no período.

 

Ainda com relação aos depósitos, é interessante observar que a maior parte das instituições financeiras apresentou redução nos valores captados entre junho e setembro, enquanto que as cooperativas aumentaram significativamente o valor captado. (Com informações do Portal do Cooperativismo Financeiro)