Notícias


Associados as Cooperativas de Crédito não sofrerão com elevação do IOF

   26/01/2015
Fonte: Assessoria   

As medidas anunciadas esta semana pelo Governo Federal, entre elas o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que passou de 1,5% para 3% ao ano elevarão os custos dos empréstimos para pessoa física. No entanto, associados a Cooperativas de Crédito não sofrerão com essa elevação.

 Simulação: IOF ocorre no caso de um financiamento de R$ 100 mil com prazo para pagamento a partir de 12 meses. Com a taxa de IOF de 3%, o financiamento custará R$ 3 mil para o bolso do cliente bancário. Esse valor será cobrado além dos 0,38% que incidem na abertura das operações de crédito.

IOF em Cooperativas de Crédito (2)

IOF em Cooperativas de Crédito (1)

 “Diferentemente dos clientes que buscam financiamentos juntos aos bancos, o associado de uma Cooperativa de Crédito, a exemplo das instituições que compõe o Sistema Sicredi, não será penalizado com esta medida, uma vez que, de acordo a legislação, associados dessas cooperativas possuem alíquota de IOF reduzida a zero”.

 Esta boa notícia para o cooperado pode ser compartilhada por todos, bastando para isso que os interessados associem-se a uma Cooperativa de Crédito e busquem juntos aos gerentes, o empréstimo desejado.