Notícias


Coopropam faz parceria com Sicredi e inicia trabalhos de Usina de Beneficiamento de Leite

   12/04/2015
Fonte: Metro FM   

O laticínio é a esperança de muitos produtores de leite que viram nos últimos meses o preço cair consideravelmente. Após um ano e nove meses de muito trabalho, a Cooperativa dos Produtores Rurais para Ajuda Mútua de Juína (Coopropam) iniciou nessa quarta­feira (08), os trabalhos da Usina de Beneficiamento de Leite Pasteurizado.

 

 

Durante os trabalhos iniciais, uma comitiva de diretores da Sicredi Univales, encabeçada pelo vice-presidente José Olírio Alberton, acompanhou o ponta­pé inicial.

 

 

 O vice-presidente da Coopropam, Antonio Carlos Chiquito, explicou que os trabalhos iniciaram a todo o vapor e que a cooperativa já se mobiliza para participar de licitações a fim de fornecer o leite para a merenda escolar em creches e escolas, além do comércio de nossa cidade.

 

 

“Peço o apoio dos comerciantes para a cooperativa, porque quando vende o leite da coopropam ele vai agregar valor no leite pago ao produtor, 50% do que é gerado de lucro pra cooperativa volta para o produtor no final do ano. Dessa forma o produtor não vai receber mais R$ 0,60 por litro, no final do ano o valor pode chegar até a R$ 0,90”, disse ele.

 

 

Chiquito destacou que nesse momento a cooperativa está visitando as propriedades rurais, junto com médico veterinário, no intuito de selecionar novos produtores para integrar a cooperativa.

 

 

“A gente não quer que aconteça como no passado de ter 400 sócios e só 50 serem produtores. Aqui ele vai assinar um termo de compromisso e entregar uma quantidade x de leite por mês, tem que participar”. A cooperativa possui atualmente um caminhão tanque com capacidade para transportar 8.500 litros, que puxa leite de Castanheira, mas há outro tanque de 4.500 litros de capacidade que será colocado em uma caminhonete para auxiliar os produtores sócios da Coopropam.

 

 

 O Sicredi Univales também teve sua parcela de contribuição. Segundo o vice-presidente José Olírio Alberton, a Coopropam vinha tendo dificuldades financeiras na aquisição da embalagem e coube ao Sicredi patrocinar, dando assim sua parcela de contribuição. “Tudo que for para o crescimento e o bem da população de Juína e região e estiver dentro do alcance do Sicredi estaremos prontos pra servir e ajudar”, finalizou.