Notícias


Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, Denver, Prêmio Distinguished Service Award (DSA), Roberto Rodrigues » Delegação do Sicredi participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, e

   13/07/2015
Fonte: Assessoria   

Integrantes da comitiva também visitarão cooperativas americanas e canadenses para conhecer modelos de negócios

A delegação do Sicredi participará da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu). O evento anual tem como objetivo o compartilhamento de informações e das melhores práticas do cooperativismo de crédito. A Conferência será realizada de 12 a 15 de julho, em Denver, nos Estados Unidos.

O Sicredi estará em mais esta edição do evento com um grupo formado por 96 membros, entre eles, dirigentes, executivos, colaboradores e convidados de instituições e entidades cooperativas. Além da Conferência, integrantes da comitiva visitarão cooperativas americanas e canadenses. Dirigentes e executivos do Sicredi também serão palestrantes sobre temas relevantes para o setor, como colaboração e comunicação para jovens.

 

Na programação do evento, destaque para a entrega doprêmio Distinguished Service Award (DSA) ao brasileiro Roberto Rodrigues, embaixador especial para o cooperativismo de crédito no Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do maior reconhecimento a contribuições relevantes para o desenvolvimento internacional do segmento. Roberto Rodrigues será homenageado pela dedicação, há mais de 40 anos, ao cooperativismo de crédito.

Segundo o presidente da SicrediPar e da Central PR/SP/RJ e secretário-geral do Woccu, Manfred Alfonso Dasenbrock, presenciar a homenagem a um líder como Roberto Rodrigues em um evento mundial do cooperativismo de crédito e assistir a cases e apresentações de líderes jovens no programa Wycup são momentos sublimes para todos. “É a conexão do jovem inspirado no líder”, complementa Dasenbrock.

O CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar, destaca a oportunidade de aprendizado colaborativo que a Conferência proporciona. “Compartilhar das melhores práticas do cooperativismo de crédito mundial reforça a importância do “fazer com” para o crescimento sustentável do segmento. Neste contexto, nossa atuação sistêmica é referência internacional”, complementa Nassar.

Nas edições anteriores da Conferência do Woccu, o Sicredi foi premiado como destaque mundial por ter registrado o maior incremento no percentual de ativos, em 2012, e de associados, em 2013. Cases das cooperativas também foram reconhecidos no Wycup. Em 2012, o destaque foi para o projeto de inclusão financeira dos cortadores de cana da Coopcana (Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana), promovido pela Sicredi União PR. Em 2013, o prêmio foi para a Cooperativa Sicredi Noroeste MT pelo projeto Cooperar e Crescer, que contribui com o desenvolvimento regional ao estimular potencialidades e vocações produtivas de micro e pequenos empreendedores, rurais e urbanos. E no ano passado, a distinção foi para a Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP pela criação de um grupo de consórcio específico para os associados que trabalham na produção leiteira.

As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência do Woccu contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Woccu – O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica para fortalecer o desempenho financeiro e o alcance das cooperativas de crédito. O Woccu registrou, em 2014, 57 mil cooperativas de crédito em 105 países, nos cinco continentes, totalizando 217 milhões de pessoas.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.356 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 97 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Mais informações estão disponíveis no site – sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.