Notícias


MT ganhou 16% do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

   30/11/2015
   

Das 32 cooperativas vencedoras, cinco são do Sistema OCB/MT

Cuiabá (MT) 19 de novembro de 2015  Cooperativas de Mato Grosso subiram seis vezes ao palco para receber troféus do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2015/2016) da categoria Ouro, Prata, Bronze e a nova categoria Melhoria Continuada.  Disputaram os troféus de ouro, prata e bronze 32 cooperativas e cinco delas são registradas no Sistema OCB/MT, todas do ramo Crédito. A cerimonia foi realizada no dia 17 de novembro em Brasileia, com a presença de cooperativas de todo país.

 

A cooperativa Sicredi Noroeste MT ganhou na categoria Ouro; a Sicredi Sudoeste MT, Sicredi Norte MT e Sicredi Celeiro levaram o troféu da categoria Prata, e a Sicredi Sul ficou com a categoria Bronze. A Sicredi Sudoeste levou também a premiação da nova modalidade de Melhoria Continuada, por ter participado da primeira edição do prêmio e recebido a classificação na categoria Bronze.

 

A presidente Sicredi Noroestes MT, Marlene de Souza Santos, depois de receber o prémio das mãos do presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas , que a nossa cooperativa sempre trabalhou pensado em fazer algo diferente e esse pensamento se transformou em ouro. Esse troféu foi muito suado e trabalhamos com muita força e dignidade, sempre pensando na união, sempre pensando no coletivo.  O dia a dia dos nossos colaboradores, diretoria, executivos, foi dando o melhor para que pudéssemos estar aqui hoje, recebendo esse reconhecimento em ouro. Nós não somos uma grande cooperativa, mas somos a melhor cooperativa. Esmos administrando o dia a dia da cooperativa  pensando no associado , pensando na sociedade cooperativista, Agora vamos sentar, planejar e trabalhar para receber um prêmio ainda melhor. 

 

Os presidente da Sicredi Norte MT, Paulo Roberto Schmidt, da Sicredi Celeiro, Sadi Jose Beledelli, e Sicredi Sudoeste Antônio Geraldo Wrobel, receberam a premiação das mãos de um dos maiores líderes do cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues. Foram duas grandes surpresas receber a Prata e a premiação da categoria Melhoria Continuada. É uma satisfação muito grande este reconhecimento, pois depois de 2013, quando recebemos o Bronze, nos esforçamos ainda mais para melhorar a nossa gestão. Melhorar nosso trabalho junto aos nossos associados, junto aos colaboradores e ficamos  satisfeitos e gratificados por esse reconhecimento que recebemos. Valeu a pena, disse Geraldo Wrobel.

 

O presidente da Sicredi Sul, Marco Tulio Duarte Soares, disse ao receber o troféu Bronze, que isso nos deixa muito contente, pois quase 300 cooperativas de todo Brasil foram avaliadas e ficar entre as 30 melhores é muito bom. Mesmo sendo Bronze já mostra uma grande evolução e a certeza de que estamos no caminho certo. Obviamente temos muito a crescer,  melhorar, organizar nosso processos, mas mostra que estamos sendo mais assertivos do que errôneos, mostra que temos um caminho longo para avançar.  

 

Para o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, esse é um trabalho feito em conjunto, e isso é a cooperação. As cooperativas premiadas fizeram acontecer, e as que não foram premiadas terão essas premiadas como exemplo. O prêmio foi para o cooperativismo de Mato Grosso e nisso o Sistema OCB MT está incluído. Isso, com certeza, mostra que estamos fazendo a nossa parte e as cooperativas as delas e o resultado vai para o dono que é o cooperado. Estamos todos de parabéns.  

 

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas disse que  Mato Grosso está de parabéns, está de parabéns o cooperativismo de Mato Grosso, e está de parabéns, de uma maneira muito especial , a equipe técnica do Sescoop MT, pois são esses profissionais  os grandes incentivadores do programa.  Esse prêmio é um incentivo para que as cooperativas continuem a se desenvolver , aplicar cada vez mais programas como este e possam evoluir. Isso é dar uma resposta para a sociedade brasileira, de Mato Grosso, de  que o cooperativismo pode e vai fazer um mundo melhor e trazer felicidade para as pessoas.

 

Os doía analistas de monitoramento do Sistema OCB/MT que realizam o trabalho de aplicação do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas   Tiago Gomes de Assis  e Georgeana Caldas Siles, também receberam agradecimento especial. O mais gratificante de todo esse processo foi que as cooperativas acreditaram no prêmio e acreditaram que elas têm capacidade de participar e de ganharem também. Um exemplo foi a Sicredi Sudoeste, que ganhou duas premiações. Nós sabemos que as nossas cooperativas tem potencial, mas elas precisam participar mais, já ficou comprovado de que o nosso Estado tem um grande potencial. Na próxima edição do Prêmio Sescoop os números vão crescer ainda mais, pois uma puxa a outra, disse emocionada Georgeana.

 

Estamos fazendo um levantamento dos números dessa edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2015/2016) para mostrar o tamanho do potencial das cooperativas de Mato Grosso em relação ao país, disse o superintende Adair Mazzotti, que também esteve em Brasília acompanhando a premiação. Mato Grosso contou com a inscrição de 22 cooperativas, sendo que apenas 19 cumpriram as normas do Prêmio e 5 foram premiadas.