Notícias


MT lança Dia ‘C’ em abril

   15/03/2016
Fonte: Por Assessoria OCB-MT    

As cooperativas de Mato Grosso, que integram à maior rede de voluntariado do país, já se preparam para o Dia ‘C’ de 2016, que acontecerá no dia 02 de julho. Essa é a data onde se celebra as ações de voluntariado de cooperados, funcionários e dirigentes do sistema cooperativista. O Sistema das Organizações das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso – Sistema OCB/MT, fará o lançamento oficial do Dia ‘C’, com uma programação especial no dia 05 de abril, em sua sede, em Cuiabá. 

 “O ato de Cooperar é parte dos nossos princípios, que é a Interesse pela Comunidade. As cooperativas vão ao encontro desse público externo oferecendo o voluntariado que elas mesmas construiram para que a sociedade conheça esse movimento. O Dia de Cooperar encurta o caminho até a comunidade, que é parte importante do sistema cooperativista”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. 

Todas as 163 cooperativas registradas na Unidade de Mato Grosso serão convidadas para o lançamento. Na ocasião serão repassados os procedimentos necessários para participar do programa Dia ‘C’ – Dia de Cooperar, que este ano chega com o desafio ainda maior: multiplicar iniciativas estruturadas e continuadas que beneficiam as pessoas ao longo do ano. 

Este será o quarto ano que Mato Grosso participa do programa e em 2015 contou com   44 cooperativas, com mais de 4 mil voluntários, que beneficiaram quase 60 mil pessoas com projetos que transforaram vidas. A proposta é que em 2016 esses números sejam ainda maiores e com ações contínuas nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas. 

O Dia C – o Dia de Cooperar – já chegou em todos os estados brasileiros e 1.250 cooperativas brasileiras promoveram ações de educação, cultura, esporte, lazer, integração e responsabilidade social, que só no ano passado beneficiaram 2,5 milhões de pessoas. Este ano o lema será: Ações que constroem e transformam vidas. 

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia de Cooperar é uma excelente oportunidade para os brasileiros conhecerem a força do cooperativismo. “As cooperativas têm o poder de contribuir econômica e socialmente. E o Dia C é essa essência colocada em prática. Fortalecer as pessoas e as instituições é a melhor contribuição do programa, que realiza ações diretas, focadas em resultado”, afirma. 

Através do site http://diac.brasilcooperativo.coop.br/ as cooperativas já podem conhecer as novidades, tirar dúvidas e começar a planejar suas ações para o maior movimento de voluntariado do Brasil. Participe.