Notícias


Formam novos lideres cooperativistas em MT

   19/08/2016
   

O Sistema OCB/MT prepara os sucessores das cooperativas

 

Cuiabá (MT), 15/08/2016 - Durante 96 horas de palestras, 45 produtores rurais de leite, de 17 municípios da região Noroeste de Mato Grosso, participaram de um curso para entenderem e aplicarem o sentido mais amplo de liderança. A atitude é o principal ingrediente da liderança. Um líder tem que ter como propósito servir o outro no sentido de suprir as necessidades dos liderados, buscando um resultado para o bem  comum. O pensamento do líder passa pela família, propriedade, comunidade  e como consequência a cooperativa tem beneficio de tudo isso, ensino o professor João Arnoldo Goz, um dos instrutores do curso de Formação de Líderes Cooperativos.

 

Esse foi o melhor curso que fiz em minha vida. Aprendi a ser líder. Agora vou levar esse conhecimento para outros. tornando assim a nossa comunidade, a nossa família, a nossa cooperativa, cada dia melhor, disse confiante a cooperada produtora de leite, dona Carmem Lima de Albuquerque, da cidade de Pontes e Lacerda, distante de Araputanga mais de 100 quilômetros.

 

O produtor e também cooperado Edson Luís Vieira Silva, do Assentamento Floresta, também foi incisivo ao dizer que vou levar esse aprendizado para o resto da minha vida. O que aprendi vou poder melhorar muito a nossa comunidade e a mim mesmo. Essa formação, esse conhecimento que recebemos, vai para minha família, meus filhos, meus netos, para minha cooperativa e todos do cooperativismo.

 

Sem segurar as lágrimas, a produtora Maria Antônia de Souza Toledo, abriu o coração e disse emocionada que às vezes pensamos que a cooperativa não é nossa e esse curso foi a chave fundamental para que eu pudesse perceber isso e pensar diferente. Agora queremos mais. Nós nos transformamos de dentro para fora. Antônia se comprometeu em trabalhar junto com a nossa cooperativa para ajudar a construir um futuro melhor.

 

Saímos desse curso mais preparados e capacitados para trabalhar por nossa família e nossa cooperativa e assim poderemos ajudar a construir um novo modelo de cooperativismo, disse o produto Gelson Cândido Miranda. Agora é colocar em prática o que aprendemos e compartilhar, planejar e conversar com os números da nossa propriedade. Esse curso foi uma transformação como pessoa e líder. Aprendi que começarmos a nos transformar quando temos um sonho.

 

O curso de Liderança realizado na Coopnoroeste foi o primeiro e será realizadaplicado em outras cooperativas. Foi com o olhar para o futuro do cooperativismo mato-grossense, que a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, está investindo na preparação de novos líderes, principalmente dos jovens, para a sucessão familiar e de futuros lideranças cooperativistas de todos os ramos.

 

Durante o encerramento dessa iniciativa, o presidente do Sistema OCB/MT, disse aos formandos que a Organização das Cooperativas de Mato Grosso está dando a possibilidade das pessoas que participaram de pensarem mais, porém a mudança depende de cada um de vocês, já que vivemos o livre-arbítrio. Vocês receberam uma ferramenta que será usada dependendo da necessidade de cada um e quando quiserem.

 

O presidente da Coopnoroeste, Ademar Furtado também enfatizou o poder da educação em transformar pessoas e o sistema cooperativista. O conhecimento amplia a visão e torna líderes mais preparados, conscientes e com posicionamento firme. Acrescentou que a proposta é de que seja levado esse conhecimento para outros municípios e estados, pois o que vimos aqui na cidade de Araputanga foram os novos conceitos do cooperativismo discutidos e aplicados no mundo, chegando aos nossos cooperados, mostrando que o conhecimento está disponível para todos.

 

Realmente o curso foi extremamente positivo. Abriu a mente dos participantes e aconteceu uma interação muito grande entre os cooperados e a cooperativa, disse o Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira, que acompanhou toda execução do curso de Formação de Líderes Cooperativos, em Araputanga.

 

Esse é um curso integrado ao Programa de Educação Continuada  Leite a Pasto  executado pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT. A proposta é preparar o cooperado para cuidar do seu próprio negócio e entender como ganhar dinheiro num ambiente cooperativo, que passa pela produção, pela cooperativa, chega ao mercado e por fim à mesa do consumidor, ressalta o superintendente Adair Mazzotti. Ele acrescenta que num processo de sucessão, tão importante no meio rural, é vital que todos os agentes envolvidos acompanhem o dia a dia do funcionamento de todo esse ciclo e entendam o grau de responsabilidade de cada um. Sem o olhar do dono da cooperativa, não existem ambiente para o negócio.

 

Curso de Formação de Líderes Cooperativos

A proposta do curso de Formação de Líderes Cooperativos é promover a capacitação intelectual, o desenvolvimento de talentos e a formação de líderes conscientes, responsáveis e profissionais empreendedores, como estratégia para o sucesso do empreendimento cooperativo e a sucessão familiar no campo.

O curso foi realizado no período de 31 de maio a 2 de junho, no município de Araputanga, sede da cooperativa de leite. O curso foi dividido em 04 módulos onde foram repassadas informações para que os participantes tenham responsabilidade e segurança ao tomar decisões, por meio de processos modernos da administração, buscando o máximo do potencial para apreensão destes conhecimentos, visando à agregação de resultados (lucratividade), com melhor qualidade de vida, por meio de uma liderança autêntica, dinâmica e criativa. O curso foi ministrado por profissionais da empresa ACG  Assessoria, Consultoria Gerencial e Treinamentos, de Curitiba/PR.