Notícias


3 atitudes para reduzir os custos da sua empresa em tempos de crise

   13/10/2016
Fonte: gentequecooperacresce.com.br   

A crise bateu e faz alguns meses que você está reduzindo daqui, poupando dali, certo? Muitos já diminuíram os custos com lazer, aproveitam as promoções para economizar, fazem pesquisa de preço de forma ainda mais rigorosa, saem pela casa desligando todas as luzes e pensam muitas vezes antes de ligar o ar-condicionado. Se você faz parte desse grupo, parabéns! Você está fazendo certo.

Mas o assunto hoje não são as finanças pessoais. Muitos setores estão sofrendo com o recesso econômico e o resultado acaba sendo redução na produção e nos lucros, além de cortes de funcionários. No entanto, aredução de gastos pode ser feita com poucos traumas e nós vamos mostrar como. Veja abaixo três dicas para reduzir as despesas da sua empresa de forma saudável.

1-Conheça os custos:
Em momentos de tensão é comum observar cortes de custos sem um pensamento, digamos, mais estratégico. Um corte feito de forma impulsiva pode afetar a satisfação do seu cliente ou de seus colaboradores, por exemplo. Portanto, conheça os custos da sua empresa e lembre-se: cortes irracionais não se sustentam ao longo do tempo.

2-Envolva seus colaboradores:
Esta é uma batalha de todos e, como sabemos, gente que coopera cresce! Sendo assim, conte com a ajuda dos seus colaboradores, peça sugestões. Desperdícios podem ser identificados pelas pessoas que estão no dia a dia em contato contínuo com o consumo de materiais ou serviços.

 3- Reduza as contas:
Água: realize ações para detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por economizadores de água, estudos para reaproveitamento de água, campanhas e palestras educativas.

Energia: Sensores de presença para iluminação de ambientes e lâmpadas de menor consumo são o básico para reduzir o custo com energia. Você também pode planejar atividades da empresa fora dos horários de pico, quando as tarifas podem ser mais altas. Se possível, considere o trabalho em casa – essa é uma tendência mundial.

Telefonia: Busque substituir as ligações comuns por sistemas que utilizam a internet como o VoIP, Skype e entre outros.

Esperamos que essas três dicas tragam um impacto significativo nas suas contas. E não esqueça: pense, converse, peça opiniões. Pensar em conjunto com seus sócios e colaboradores aumentam as chances de acerto na tomada de decisões.