Notícias


DIA DE COOPERAR TRANSFORMA ARENA DA AMAZÔNIA EM PALCO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

   10/07/2017
Fonte: Assessoria   

Um dos principais cartões-postais de Manaus, a Arena da Amazônia recebeu mais um grande evento neste sábado, 1º de julho, mas desta vez com uma causa nobre: cerca de 15 mil pessoas foram atendidas pelos serviços de saúde, cidadania e educação do "Dia de Cooperar", evento realizado pelo Sistema OCB/AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas). A ação social comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, e agitou o entorno do estádio desde as 8h da manhã, quando os portões foram abertos ao público.

Vinte cooperativas e cerca de 700 voluntários se reuniram para oferecer à população serviços que foram desde emissão de documentos a consultas e exames médicos, doação de óculos, oficinas de artesanato e ações de beleza, como corte de cabelo, manicure e maquiagem. Para o presidente do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar, o sucesso do evento reflete o espírito do cooperativismo. "Ser cooperativista é isso: é sempre ter o outro em primeiro lugar, e essa é a oportunidade de consolidarmos as ações que fazemos durante o ano", afirmou.

Desde outubro esperando para realizar um exame, a vendedora Jozinete Silva, 32, destacou a felicidade em conseguir realizar o procedimento e ter a oportunidade de ganhar o óculos gratuitamente. "Essa ação veio para acelerar a realização de um exame que eu tanto precisava e é de extrema importância para a população de baixa renda, que não tem condições de pagar por um óculos", contou, entusiasmada.

A secretária do lar Jirlene Souza, 32, também aproveitou a folga do trabalho para fazer todos os exames pendentes. "Minha chefa me avisou que haveria essa ação aqui e fez questão de me trazer. Na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível a gente cuidar de saúde. Por isso, hoje eu fiz exame de oftalmologia, agora vou fazer preventivo e depois passarei pelo fonoaudiólogo", disse.

Nem os pequenos ficaram de fora da ação, que contou com espaços como oficina de pintura, leitura criativa e pula-pula. Uma das voluntárias participantes do Dia C, a instrutura Daniela Menezes comentou: "Além dessas atividades, tivemos a doação de livros e, na ocasião, conseguimos arrecadar cerca de 400 obras para doar à comunidade local".

Torneio

Além das ações sociais na Arena, o Dia de Cooperar também conta com a programação do Torneio do Cooperativismo e da Corrida da Cooperação, que aconteceram paralelamente na Vila Olímpica de Manaus. Este ano, uma das novidades foi a realização da "Corridinha de Cooperar", que levou crianças para a pista, vestindo a camisa para correr e deixando sua marca no Dia de Cooperar 2017. Já a premiação do torneio acontece no domingo, 2, quando as últimas disputas dos jogos serão realizadas na Vila Olímpica.

Fotos: Ingrid Anne/Divulgação