Notícias


Parceria fomenta cooperativas no Estado

   18/07/2013
Fonte: Ascom Sistema OCB-MT    

Iniciou essa semana em Mato Grosso o Programa de Incubadoras de Cooperativas, uma iniciativa que pretende incentivar o cooperativismo em Mato Grosso e é realizada em parceria entre o Sistema OCB-MT, Aprosoja, Conselho Pró-Governança (CPG) e Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa).  A primeira rodada de visitas e palestras aconteceu em 3 cidades do estado – Campo Novo do Parecis(24/06), Lucas do Rio Verde e Canarana(25/06).

O programa tem a participação do professor da Universidade de Missouri (EUA), Fábio Chadad, um dos principais especialistas no assunto no mundo, que já realizou diagnósticos sobre as cooperativas do estado e acompanha de perto a realidade dos produtores que pretendem se organizar em forma de cooperativa. Durante as palestras Chaddad apresentou a visão geral do cooperativismo no mundo e no Brasil, em seguida orientou os grupos participantes sobre como proceder e se organizar. Nessa rodada de palestra participaram, além de Chaddad, os representantes do Conselho Pró-Governança – Guto Magalhães, da Aprosoja - Cid Sanches e do Sistema OCB-MT, Harri Stiegemeier

O gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, convoca todos os produtores para participarem da rodada de palestras. De acordo com Sanches, é momento de tirar dúvidas e buscar apoio necessário para ingressar de vez nessa modalidade de associação, que prevê o bem comum de seus membros. “Queremos reunir o maior número de participantes possível. Nós apoiamos e recomendamos que os produtores se unam em formato de cooperativas por entender que assim eles terão melhores condições de conseguir bons resultados”, afirmou.

A formação de novas cooperativas e sua manutenção no mercado é objetivo estratégico do Sistema OCB-MT. “Nossa preocupação com o crescimento e a governança das cooperativas vem de longa data. Há sete anos capacitamos os gestores para trabalhar nas cooperativas. Essa parceria com a Ampa, Aprosoja e CPG vem para fortalecer ainda mais esse trabalho e fazer com que se apliquem as boas práticas em conjunto”, destacou o presidente do Sistema OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

A realização do programa de incubadora de cooperativas é o primeiro passo para apoiar o surgimento de novas associações, que posteriormente deverão ingressar no Fórum dos Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, evento que reúne líderes e autoridades ligados ao tema. O fórum reúne objetivo cooperativas com mais de 3 anos de fundação e que atuam na compra e venda de insumos, a oportunidade de debater geração de renda, criação de valor, ganho em escala, além de aprendizado e interação estratégicas entre elas.