Notícias


Presidente do Sistema OCB/MT é eleito Conselheiro da ACI

A Aliança Cooperativa Internacional é órgão máximo do cooperativismo mundial
   17/11/2017
   

Cuiabá /MT - 17/11/17 – O Brasil integra novamente o Conselho da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, com a eleição como Conselheiro da entidade, do presidente do Sistema OCB/MT e diretor da unidade nacional da OCB, Onofre Cezário de Souza Filho. A eleição foi realizada hoje (12/11), em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a Assembleia da ACI, que reuniu representantes de 96 países. “Quero agradecer ao Sistema das Organizações das Cooperativas Brasileiras por confiar em mim para uma missão tão nobre. Estou imensamente feliz por poder contribuir com o cooperativismo mundial. Um organismo que envolve mais de um bilhão de pessoas”, disse emocionado o novo conselheiro da ACI.

 

Ressalta ainda que “essa é a primeira vez que Mato Grosso ocupa uma vaga no Conselho da ACI. Estou preparado para representar o Brasil e vou honrar o nosso país e o movimento cooperativista”, disse Onofre Cezário.

 

O representante de Mato Grosso é conhecido por fomentar a educação cooperativista, e acredita que ela é o alicerce para o futuro. Por isso, quer unir forças e, nos próximos quatro anos, investir em intercâmbios acadêmicos como forma de compartilhar conhecimento entre os países membros da ACI.

 

A intercooperação também está na pauta de Onofre Cezário. Ele pretende estimular os negócios entre as cooperativas e reforçar que o movimento cooperativista brasileiro consegue aliar sustentabilidade e produtividade. “E é justamente esse diferencial que deve ser demonstrado aos organismos internacionais e à sociedade de forma a estimular a competitividade das cooperativas”, comenta.

 

Ele vê na Aliança Cooperativa Internacional o mais importante agente para essa divulgação. O Brasil contou com o apoio de todos os países da América Latina para a sua eleição. O novo presidente da ACI é Ariel Guarco, da Argentina.

 

A AGO ocorre de quatro em quatro anos, quando são realizadas as eleições para Presidência e para o Conselho da Aliança, formado por 15 membros eleitos. Cada país só pode ter um candidato e, neste ano, foram 25 candidaturas para o conselho e uma para a presidência da entidade.

 

A participação verde e amarela na ACI tem sido uma constante nos últimos 25 anos. Roberto Rodrigues foi o primeiro representante eleito, ocupando o cargo durante quatro anos. Depois dele, foi a vez de Américo Utumi e Eudes Aquino, que ficaram 12 e 4 anos, respectivamente.

 

Fonte: Com Assessoria do sistema OCB Nacional