Notícias


Mato Grosso lança “Dia C” para as cooperativas

   31/07/2013
Fonte: Ascom Sistema OCB-MT   

Cooperativas envolvidas em conjunto em um só movimento – Voluntariado. Esse é o objetivo central do “Dia C – Dia de Cooperar”, apresentado às cooperativas mato-grossenses na última sexta-feira, dia 26 de julho. O evento contou com a palestra “Responsabilidade Social nas Cooperativas: Custo ou Investimento?” do Professor Benedito Nunes, da Fundação Dom Cabral, que destacou as principais características e dados do voluntariado mundial e nacional. “Somos 140 milhões de voluntários no mundo e 1 bilhão de cooperados. Imagine a transformação que um bilhão de voluntários-cooperativos pode fazer no mundo?”, destacou Benedito enquanto lançava às cooperativas o desafio do “Dia C”.


O lançamento em Mato Grosso faz parte de uma ação nacional que ocorre simultaneamente em cinco estados - Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Ceará. No dia 14 de setembro, o Dia C, as cooperativas participantes realizarão seus projetos sociais envolvendo cooperados, empregados, famílias e a comunidade. Para Patrícia Resende, analista de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Patricia Resende, que apresentou o projeto – funcionamento, adesão, materiais e suporte às cooperativas na execução do Dia C, afirma que o resultado maior é a transformação. “O voluntariado é o caminho para a transformação e é esse nosso maior objetivo com o Dia C – transformar!”, afirmou Patricia.


Ainda com as inscrições em andamento o Sistema OCB-MT já conta a adesão de 17 cooperativas, além da Unidade Estadual, mobilizando mais de 1.000 voluntários e 1.500 beneficiários. Entre as ações programadas estão doações de sangue, de alimentos, papel, agasalhos, equipamentos, palestras de Saúde bucal, Cooperativismo,  entre outras tantas ainda em planejamento. “Para crescermos fortes, temos que crescer juntos. Não apenas as cooperativas e cooperados, mas também a comunidade. E isso exige envolvimento, exige doação de si mesmo para que as mudanças aconteçam”, destacou Onofre Cezário de Souza Filho, presidente Sistema OCB-MT. Durante o evento as 21 cooperativas participantes puderam tirar compartilhar, tirar dúvidas e sugerir ações em conjunto. “Começamos hoje não somente mais uma parceria, mas um processo certo com a força da transformação”, disse Onofre. Participaram do lançamento representantes de 20 cooperativas de Mato Grosso.

 “DIA C”

O Dia C (Dia de Cooperar), iniciou em Minas Gerais (Sistema Ocemg – SESCOOP/MG e OCB/MG) em 2009 com propósito de mobilizar as comunidades, reproduzindo-se regularmente como um marco anual da responsabilidade do cooperativismo mineiro com seu entorno social. A disseminação dos valores cooperativos as premissas do Dia C do movimento mobilizador das comunidades associadas ao cooperativismo.