Notícias


Equipe do Sistema OCB/SESCOOP-RO recebe autora de livro sobre o cooperativismo

Maria Irenilda tem uma relação muito próxima com o Sistema OCB/SESCOOP – RO, visto que já fez parte da equipe, atuando como Superintende da instituição.
   30/10/2019
Fonte: Assessoria   

Na manhã desta segunda-feira (28), o Presidente e o Superintendente, Salatiel Rodrigues e Uiliame Ramos, além de toda a equipe do Sistema OCB/SESCOOP-RO, receberam na sede da instituição Maria Irenilda de Sousa Dias, autora do livro Gestão Participativa e Compartilhada – Um Modelo Para Cooperativas da Agricultura Familiar.

A experiência de mais de 30 anos de trabalho da cooperóloga em atividades de extensão rural resultou em uma abordagem sobre como o modelo convencional de gestão administrativa praticado pelas cooperativas de agricultura familiar tem influenciado nas decisões e no desenvolvimento rural de Rondônia. A obra é fruto de pesquisa junto às organizações sociais rurais e ao trabalho desenvolvido com jovens de Escolas Família Agrícola (EFA) e seus familiares, e surgiu de sua tese de doutorado. A ideia é propiciar o envolvimento de toda a família, não somente no trabalho já praticado na propriedade, mas também nas decisões tomadas dentro de casa e nas organizações, inclusive ouvindo também o jovem e permitindo que ele tenha um espaço para deliberar e colocar em prática suas ideias.

 “Considerando que a lei permite o direito de voto apenas ao sócio titular, nós desenhamos um modelo que traz a família para o momento do planejamento. Para planejar as ações da cooperativa, a partir da produção que cada família tem em seus núcleos. Uma outra estratégia é abrir a cooperativa para receber os jovens a partir dos 16 anos, esse jovem passa a ser sócio titular, delibera e contribui com suas ideias, sonhos e com o que ele acha que é viável para a unidade produtiva”, disse.

Maria Irenilda tem uma relação muito próxima com o Sistema OCB/SESCOOP – RO, visto que já fez parte da equipe, atuando como Superintende da instituição. Sobre isso o Presidente Salatiel Rodrigues fala da alegria de reencontrá-la neste momento de sua carreira. “Fico muito grato pela visita e de antemão agradeço a Irenilda pela lembrança. Ela que esteve conosco em momentos cruciais para o Sistema, volta agora com essa obra que eu considero um verdadeiro presente para o Estado de Rondônia. Meu pedido é que nossos cooperativistas adquiram e que façam dele um livro de cabeceira, pois é um material rico e que com toda certeza contribuirá muito para o crescimento de nosso Estado”, finalizou.

O livro “Gestão Participativa e Compartilhada: um modelo para as cooperativas da Agricultura Familiar” foi lançado pela editora CRV e já está disponível para compra por meio do site www.crv.com.br ou pelo e-mail: irenildadias@gmail.com. A autora também disponibiliza seu contato para mais informações: 69 9 8405-0254.

 A AUTORA

Maria Irenilda de Sousa Dias é cooperóloga pela Universidade Federal da Paraíba; Sc.M. História, Direitos Humanos, Território e Cultura no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide (ES); Ph.D. Administração, com ênfase em Gestão de Cooperativas Agropecuárias pela Universidad Nacional de Misiones (AR). Especialista em Gestão Social da Educação Rural e Profissionalização de Agricultores pela Escola Superior de Agronomia de Mossoró; e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia; Professora colaboradora na Universidade Federal de Rondônia, atuando em projetos de pesquisa, extensão e formação nas áreas de extensão rural e pesqueira, metodologias participativas, cooperativismo e economia solidária. É extensionista rural da Emater- RO desde o ano de 1987.