Notícias


Centro Oeste visita cooperativas na Espanha

Comitiva quer trazer novas experiências para o Brasil
   16/09/2013
Fonte: Por Ascom Sistema OCB-MT    

Um grupo de 20 representantes cooperativistas do Centro Oeste viajou à Espanha no dia 30 de agosto, sexta-feira última, para um intercâmbio de 9 dias promovido pela FECOOP CO-TO. A visita contempla cursos sobre o modelo cooperativista da Mondragon Corporação Cooperativa (MCC), empresa que reúne empresas e cooperativas, nos segmentos de crédito, educacional, industrial e centros de pesquisa. A comitiva conhecerá em detalhes a história e aspectos organizativos do modelo de gestão de Mondragon, além de verificar de perto o trabalho em cooperativas de diferentes segmentos. Então no roteiro de visitas as cidades de Mondragon, no norte da Espanha, estão no roteiro de visitas Madrid, Bilbao e Mérida.

Além do seminário de cursos o grupo conhecerá a Confederações de Cooperativas Agro-Alimentares em Madrid no dia 5 de setembro, quando participa de um Fórum Agroalimentar.

A ideia é conhecer o trabalho das cooperativas da Espanha e
Cada um dos cinco estados participantes tem quatro representantes na comitiva. De Mato Grosso participam o Sistema OCB-MT o presidente Onofre Cezário de Souza Filho, o superintendente Adair Mazzotti, o assessor jurídico Carlos de Oliveira Paes e o conselheiro do ramo agro, Nelson Piccoli.