Notícias


Sicredi é premiado no Oracle OpenWorld San Francisco

Instituição financeira cooperativa recebe o Oracle Fusion Middleware Innovation Award 2013 como vencedora da categoria SOA/BPM
   09/10/2013
Fonte: Assessoria   

O Sicredi foi escolhido pela Oracle para receber o prêmio de reconhecimento mundial do "Oracle Fusion Middleware Innovation Award 2013", na categoria SOA (Arquitetura Orientada a Serviços/BPM (Gestão de Processos de Negócios). A premiação, entregue em São Francisco (EUA), no dia 23 de setembro, contempla a empresa que apresentou o case de inovação tecnológica com maior retorno agregado ao negócio por meio do uso do Oracle Fusion Middleware.

O Oracle Fusion Middleware é uma plataforma de inovação de negócios que permite às empresas criar e executar aplicativos de negócios ágeis e inteligentes e, ao mesmo tempo, maximizar a eficiência de TI por meio da utilização completa de arquiteturas de hardware e software inteligentes. Segundo o Gartner, empresa de pesquisas, esta é uma das plataformas mais utilizadas no mercado para ajudar os clientes na construção de soluções voltadas a problemas específicos de negócio das empresas.

O Sicredi foi reconhecido por apresentar o case da Esteira de Crédito, uma de suas principais aplicações de negócio e responsável por grande parte da operação do dia a dia do Sicredi. Com volumes expressivos tanto no número de transações de crédito diárias bem como no volume de empréstimos que o sistema gerencia, a aplicação beneficia milhares de associados do Sicredi. A ferramenta torna o processo de crédito mais simples, rápido e seguro, com controles e tempos efetivos, ampliando a sua eficiência.

O case apresentado pelo Sicredi aplica o uso intensivo de vários componentes da plataforma, tais como Business Process Management, Enterprise Content Management, Ambiente SOA (Service Oriented Archicteture), BAM (Business Activity Monitor), Weblogic. Para o diretor Executivo de TI e Operações do Banco Cooperativo Sicredi, Paulino Rodrigues, o prêmio reconhece um trabalho de quase três anos das equipes de TI e Crédito do Sicredi. "Além de conceber e implementar inovações tecnológicas, agregou valor ao negócio, tornando mais eficientes e seguras as concessões de crédito e controlando seu risco operacional. Em linha, portanto, com os objetivos estratégicos da instituição", acrescenta Rodrigues.

Ao todo, participaram 60 cases de empresas dos 200 países onde a Oracle atua. Os principais requisitos para eleger o vencedor nesta categoria foram a singularidade do "business case", benefícios e impacto nos negócios, complexidade e magnitude da implementação e originalidade da arquitetura.