Notícias


Castanheira vence 2ª edição do Torneio Leiteiro Regional disputado em Aripuanã

   05/11/2013
Fonte: TOP NEWS/ EDSON PRATES/ foto: Dino Costa    

O 2° Torneio Leiteiro Regional aconteceu entre os dias 31 de outubro a 03 de novembro, no espaço do Parque de Exposições de Aripuanã. O evento contou com a participação de diversos produtores rurais dos municípios de Aripuanã, Cotriguaçu, Castanheira e Juína, reunindo 23 matrizes leiteiras no total. Todos o 23 participantes receberam premiação.

Com a média diária de 57,815 kg de leite, totalizando uma produção de 144,538 kg, a vaca “Mágica” do produtor Valdir Alécio, de Castanheira, foi a grande campeã do Torneio.

Em segundo ficou a vaca “Bem Feita”, de propriedade do produtor Magno Campos Pereira, também da cidade de Castanheira. O animal produziu em média 52,438 kg de leite por dia, totalizando 131,095 kg.

A terceira colocação ficou com a vaca “Lola” do produtor Marcos Dias Medeiros, de Aripuanã, que produziu a média diária de 48,953 kg de leite, totalizando 122,382 kg.

O campeão Valdir Alécio levou para casa um Fiat Uno 0 km, oferecido pelo Sicredi, patrocinador oficial do evento. Para ele, foi muito gratificante participar dos quatro dias de torneio em Aripuanã. “Pela graça de Deus fomos campeões. Estamos felizes por ter vindo aqui, com certeza vamos levar o abraço e o carinho do povo aripuanense”.

Durante a entrega da premiação, a presidente do Consórcio do Vale do Juruena e prefeita do município de Cotriguaçu, Rosi Nervis, enalteceu a organização do evento. “Aripuanã está de parabéns, fomos todos muito bem recebidos pelo prefeito e sua equipe. Tenho certeza que o evento serviu para que futuramente a cadeia leiteira da região seja fortalecida”.

Para o prefeito anfitrião, Ednilson Faitta, o evento serviu para mostrar à população a realidade da bacia leiteira. Segundo ele, a Prefeitura de Aripuanã tem se empenhado para incentivar ainda mais a cadeia produtiva do leite na região. “Ano passado o produtor de Aripuanã venceu em Castanheira e trouxe o Torneio Regional para cá, agora Castanheira venceu e vai sediar o evento novamente, então foi importante para nossa comunidade conhecer mais sobre essa atividade econômica”.

“Estamos em busca de indústrias para instalar no município, precisamos melhorar a qualidade das nossas estradas e também melhorar a assistência técnica aos produtores para que eles obtenham melhores resultados. Temos o projeto Balde Cheio, que está sendo implantado em Conselvan, em parceria com o SEBRAE, que tende melhorar a produtividade e a qualidade do leite na região”, completa.

Também estiveram presentes no encerramento, representantes da Empaer, Território da Cidadania, secretários municipais da região, vereadores, vice-prefeito de Aripuanã Junior Dalpiaz, diretor presidente do Sicredi Juarez Cividini, entre outros.


Paralelo ao 2° Torneio Leiteiro Regional, a população pôde conferir ainda a Feira da Agricultura Familiar, oficinas de produtos derivados do leite, shows regionais e parque de diversão.